Radar da transparência

História

A história do município está intimamente ligada à família Sabath, uma das primeiras a se estabelecerem no local. Benedicto Sabath, judeu de origem marroquina, chegou em Belém do Pará, logo após a independência, quando foi extinta a Inquisição no Brasil. Subindo o Rio Tocantins, navegável no período das cheias até a cidade de Peixe, no estado de Tocantins, dali seguiu por terra até Arraias, em Tocantins, e estabeleceu-se em São Domingos, no estado de Goiás.

Seu neto, Cirilo de França Sabath, mudou-se para a Vila de Boa Vista (futura cidade de Iaciara), estabelecendo importante entreposto comercial, comprando os produtos locais e vendendo os produtos trazidos do litoral através do Rio São Francisco, comercializando principalmente com as cidades de Januária, em Minas Gerais, e Barreiras, na Bahia. – Após a construção de Brasília o município transformou-se em produtor de carne exportando principalmente para o Distrito Federal e para os estados do nordeste.

Principais vultos históricos

O ex-escravo Miguel Cardoso da Conceição, que construiu as primeiras cabanas de palha na fazenda Boa Vista, numa área de propriedade de Protásio de Souza. Outros pioneiros foram o fazendeiro Onofre Gomes e Cirilo Sabath, que incrementou a pecuária e iniciou o comércio local, por ligações comerciais com Barreiras na Bahia e Januária em Minas Gerais.

Cultura

A região do nordeste goiano foi muito influenciada pela cultura baiana, tanto na culinária bastante condimentada (apimentada), quanto nas manifestações culturais das comunidades remanescentes de ex-escravos existentes. As principais manifestações são: a congada, a folia de santos reis, folia do divino espírito santo, cantigas de roda e a malhação do Judas. Atualmente as festas de rodeio e montarias são as que mais motivam a população local.

Economia

A cidade de Iaciara está localizada no nordeste goiano, apresentando aptidão agropecuária, sendo que suas terras são consideradas entre as melhores do país. A cidade surgiu em decorrência da busca por pastagens durante o ciclo da pecuária, tendo sido emancipada em 14 de novembro de 1958, desmembrando-se do município de Posse, Goiás. Passou pelo período de extrativismo vegetal, e hoje consolidou-se como grande produtor de gado bovino de corte, suprindo a demanda regional e exportando o excedente para os estados da Região Nordeste do Brasil, e a carvoaria (hoje, existente somente autorizada).

Os prefeitos que conduziram o município

Hildebrando de França Sabath, Joventino de França Sabath, José Torres da Silveira, Domingos Cândido de Oliveira, Salviano Joaquim Moreira, José Gilson Nere Sabath, Prudêncio Moreira dos Santos, José Emílio de França Sabath, Délcio Pedro de Oliveira, José Emílio de França Sabath, Marli Moreira dos Santos Oliveira, Geraldo Chieira, Adão Luiz Ribeiro dos Santos, Quintino Gilberto de Paula e Aguinaldo Ramos.

Iaciara - GO

Fundação: 1958